ARQUIVO INTERCULTURAL - INTERKULTURELLES ARCHIV
© Todos os direitos reservados - Alle Rechte vorbehalten
»
Dir.: Prof. Dr. A. A. Bispo
» Contato
» Impressum
» português
Academia Brasil-Europa
de Ciência da Cultura
e da Ciência
A.B.E.
Instituto de
Estudos da Cultura Musical do
Mundo de Língua Portuguesa
I.S.M.P.S.
Instituto Brasileiro
de
Estudos Musicológicos
I.B.E.M.
» deutsch


 

Trabalhos

    » Temas

Biblioteca

    » Geral

    » História Cultural

    » Música/Cultura
    »
    (Bras./Port.)

    » Música
    » (outros países)

Arquivo de partituras

    » Brasil/Portugal

    » outros países

Arquivo sonoro

    » Música popular
    » (Bras./Port.)

    » Música erudita
    » (Bras./Port.)

    » Folklore/
    » Etnomusicologia
    » (Bras./Port.)

    » outros países

Arquivo de imagens

Manuscritos

Instrumentos

Conferências, eventos

O Arquivo Intercultural compreende, como projeto de integração de acervos, livros, partituras, gravações, coleções de documentos escritos, visuais, sonoros e dados de relevância científico-cultural e musicológica conservados nos centros de estudos da Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (ABE) e dos institutos de estudos a ela vinculados (Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa - ISMPS/Colonia, Alemanha - e Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos - IBEM/São Paulo). Os materiais são administrados em conjunto, independentemente do país em que se encontram depositados.

Os acervos dos respectivos centros são de uso exclusivo dos membros, estudantes e pesquisadores da Academia Brasil-Europa, do ISMPS e do IBEM. Para facilitar os seus trabalhos, divulga-se, nesta página, de forma sumária, parte do conteúdo geral do catálogo eletrônico de livros, partituras impressas e gravações. Apenas algumas das informações registradas puderam ser consideradas. O critério de ordenação aqui seguido é o alfabético, em princípio segundo o nome de autor/compositor. Outras possibilidades de procura (por títulos, temas, editoras, conceitos, ano e local de publicação, formas, gêneros, etc.) oferecem os bancos de dados dos respectivos centros. As bibliotecas são de presença. Por motivos legais e administrativos, cópias de materiais não podem ser colocadas à disposição.

Os trabalhos de catalogação estão em andamento. Ca. de 20 % do acervo encontra-se registrado (julho de 2004: ca. de 20.000 publicações, 9000 partituras, 8000 gravações catalogados).

 

Histórico e finalidades

Em 1967, fundou-se e registrou-se, em São Paulo, junto ao Centro de Pesquisas vinculado à Sociedade Nova Difusão, um Departamento de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação. Esse Departamento pretendia retomar, de forma atualizada, um trabalho iniciado na Áustria, em 1919, e transferido para o Brasil, em 1928. A orientação dos trabalhos foi sempre de cunho científico-cultural. Os materiais coletados e estudados servem sobretudo a análises de processos culturais. Através do exame de fundos e complexos documentais procura-se chegar a conhecimentos diferenciados das fontes disponíveis numa determinada época ou em determindo contexto social, assim como de mecanismos de recepção e difusão cultural. Os trabalhos destinam-se, assim, primordialmente a fins teóricos, não prático-musicais, editoriais e comerciais.

Com base em coleções particulares colocadas à disposição e que agora estão sendo utilizadas pela Academia Brasil-Europa/ISMPS/IBEM, o Departamento deu início a levantamentos bibliográficos e à discussão de questões científicas e técnicas relacionadas com arquivos e documentos musicais. Realizaram-se viagens de estudos e encontros em diversas instituições do Brasil e do Exterior. A partir de 1974, intensificou-se a cooperação internacional. Questões relacionadas com bibliotecas musicais, arquivística e restauração de documentos em contextos globais, ­ focalizadas no Brasil e no mundo de língua portuguesa em geral ­ , passaram a ser discutidas com especialistas em vários países por ocasião de conferências, congressos, simpósios e exposições. Realizaram-se visitas a bibliotecas, arquivos e museus para o estudo de concepções, procedimentos e técnicas.